domingo, 22 de julho de 2007






















Abraão estava sentado à entrada da tenda,
no maior calor do dia.
Levantando os olhos,
viu parados perto dele três homens.
Assim que os viu, saiu correndo ao seu encontro
e prostrou-se por terra.
«Mandarei trazer um pouco de água…
… descansareis…
Trarei um pouco de pão…
… um pouco de carne…
Pois foi para isso mesmo
que vos aproximastes de vosso servo
…»
«Voltarei a ti no ano que vem…
… e Sara já terá um filho.
Sara ouvia da entrada da tenda
Gn 18,1-10

Quantas vezes, meu Senhor Deus, estarei eu,
à entrada da tenda”?
Como Abraão que parecia esperar algo,
mesmo sem nada esperar
Como Sara parece querer ouvir,
mesmo sem esperar ouvir…
… ali, à “entrada da tenda”.

Quantas vezes estará o meu coração à espera,
e o ouvido do coração atento?
Meu Senhor Deus, Tu chegas,
sempre chegas
e sempre “no maior calor do dia
se “levanto os olhos”… ali estás “parado perto

Quantas vezes as forças faltam para “sair correndo”
ao Teu encontro, nos irmãos de caminhada que me colocas à frente?
e o meu maior desejo, sim, é prostrar-me a Teus pés.

Sim, meu Senhor,
Pois foi para isso mesmo que Vos aproximastes do Vosso servo
querendo mendigar da Tua criatura
um pouco de água
um pouco de descanso
um pouco de pão
Suplicas-me esta água da compreensão
o descanso da paz
o pão do abraço e do perdão
nos irmãos peregrinos da vida que caminham a meu lado

E voltarás, sim… SEMPRE voltarás
se eu estiver de coração atento, olhar levantado para ti,
à entrada da tenda provisória que é a Vida…

Voltarás, sim,
e terás gerado a Tua Vida em mim
Assim o desejo,
apesar do coração, tão fraco na fé, se rir
de tamanha loucura impossível do Teu Amor
por tão miserável criatura que eu sou…

Uma mulher,
de nome Marta,
O recebeu em sua casa.
Ela tinha uma irmã chamada Maria
que, sentada aos pés do Senhor,
escutava a Sua Palavra…
«Marta, Marta,
andas muito agitada e te preocupas com muitas coisas.
UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA.
Maria escolheu a MELHOR PARTE…
»” Lc 10,38-42

Quantas vezes este coração é essa “Marta, Marta…”
O anseio de Te acolher, Senhor dos Céus e Terra… é imenso
… mas tantas vezes a inquietação do mundo afoga essa
UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA
Senhor… e o que é?
O que é esse único necessário?
Bem revelaste que uma PARTE desse único necessário
é derramar o coração aos Teus pés,
como fazem os discípulos diante do seu mestre,
e aí permanecem na escuta,
bebendo das palavras,
saciando o espírito,
alimentando o coração imperfeito…
… é a “MELHOR PARTE
e a outra parte, qual é afinal?
E qual das partes reservaste para mim?
Quereria eu, todas as partes desse “único necessário” que és Tu.

Quero acolher-Te, como Marta,
no mais profundo interior de mim,
Quero derramar-me a Teus pés, como Maria,
e aí ficar, para sempre.

E poderei fazer minhas as palavras de S.Paulo?
Tornei-me ministro da IgrejaCol 1,24
com o encargo, a missão de anunciar a Alegria
da realização das Tuas promessas,
a Tua Palavra gravada a letras de ouro
no corações de todas as humanidades

Sem comentários: