sábado, 28 de julho de 2007


















"... tomou o Livro da Aliança
e leu-o em voz alta ao povo que respondeu:
«Faremos quanto o Senhor disse e em tudo obedeceremos»
Então, Moisés tomou o sangue
e aspergiu com ele o povo, dizendo:
«Este é o sangue da aliança que o Senhor firmou convosco,
mediante estas palavras»" Ex 24,3-4


Que Deus é este que, na loucura do Seu Amor,
faz aliança com a criatura, obra das Suas mãos?


Ainda que as Tuas obras, Senhor, sejam perfeitas... são criaturas,
por isso, sem a plena perfeição que Tu e só Tu mesmo És.
Ainda assim fazes aliança com o Teu Povo,
ainda assim fazes aliança comigo,
sabendo bem, de antemão, que na sua imperfeição,
este Povo há-de romper vezes sem conta esta aliança,
tantas e tantas vezes se voltará de novo para Ti,
Senhor dos Céus e Terra


E ainda, apaixonado pela humanidade do Teu Povo
vieste assim, até nós, morar connosco,
humano e frágil, em Jesus Cristo,
Ele que é o novo "moisés"
e renovas de uma vez para sempre
a Aliança com o Teu próprio Sangue
derramado na violência suprema do Amor...


"- Queres que vamos arrancar o joio?
- Não, não suceda que, ao arrancardes o joio,
arranqueis também o trigo.
Deixai-os crescer ambos até à ceifa e,
na altura da ceifa, direi aos ceifeiros:
Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar;
e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro" Mt 13,24-30


Tanto "joio" existe na Humanidade,
tanto "joio" de não saber caminhar para Ti,
existe na minha humanidade,
e assim deixas crescer a limitação, a imperfeição
junto com o "trigo" do desejo de ver o Teu Rosto.


Um dia, eu sei,
esse bendito tempo da ceifa, que tarda em chegar,
chegará, por fim, e queimará o tudo em mim que não És Tu,
todo o "joio" da minha imperfeição que não me deixa caminhar... voar...
que tanto Te suplico que arranques de mim...
e verei finalmente o Teu Rosto,
e o beijo,
e as Núpcias eternas que tanto desejo.


A minha alma espera,
junto de todos aqueles que esperam...


A minha alma, imperfeita no amor, espera,
junto de todos os imperfeitos, no amor, que esperam...


E bem sei, que se arrancasses hoje, este "joio" das minhas incapacidades...
o orgulho e a soberba apoderar-se-ía do meu coração...
levando consigo o meu desejo de Ti.


Canto, alegre e pobremente, com o salmista:
"Quando contemplo os céus obra das Vossas mãos,
a lua e as estrelas que lá colocastes,
que é o homem para que Vos lembreis dele,
o filho do homem para dele Vos ocupardes?...


Senhor, nosso Deus,
como é admirável o Vosso Nome em toda a terra!" Sl8

Sem comentários: