sexta-feira, 27 de julho de 2007



Não adorarás outros deuses
nem lhes prestarás culto.
Eu, o Senhor teu Deus,
sou um Deus cioso
…” Ex 20,1-17

Tantos deuses Senhor… tantos "deuses" temos…
… tantos, Senhor, misericórdia
purifica o coração
És um Deus cioso… capaz de reduzir a pó
o coração a Ti entregue,
incapaz de Te amar, a Ti somente
purifica o coração descentrado de Ti
És cruel Amante
Consomes a alma até que não tenha outro caminho
sem ser o de se render, por fim
à felicidade da Tua Presença
que tanto anseias oferecer
e tanto… tanto fazes desejar dolorosamente

varre de uma vez tudo o que não és Tu,
de dentro de mim
arranca de mim, tudo o que me cega o olhar só para Ti
purifica o coração
mas dá-me forças para aguentar tal ciosa violência do Teu Amor


“… o que recebeu a semente
ao longo do caminho…”

“… o que recebeu a semente
em sítios pedregosos…”

“… o que recebeu a semente
entre espinhos…”

“… o que recebeu a palavra
em boa terra…”

Misericórdia, Senhor,
sou todos estes,
e nenhum destes eu sou
ainda assim, pacientemente, não desistes de mim
e lanças a semente, mais uma e outra vez
Em toda a parte a lanças
em toda a parte…
Misericórdia, Senhor,
misericórdia em todos os secos e inférteis caminhos
Misericórdia, Senhor,
misericórdia em todos os ásperos e inóspitos sítios pedregosos
Misericórdia, Senhor
misericórdia em todos os surdos e sufocados espinhos
Misericórdia, Senhor
misericórdia em toda a boa terra dolorosamente rasgada
adubada… preparada, para que seja fértil…

“… o que a acolhe,
mas não tem raíz m si mesmo,
porque é inconstante e, na tribulação ou perseguição por causa da palavra,
sucumbe”
“em sítios pedregosos”

“… o que ouve a palavra
mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam-na”
“entre os espinhos”

“… o que ouve a palavra e a compreende, esse produz fruto”
“em boa terra
Mt 13,18-23

Possa eu cantar também com o profeta Jeremias
“Aquele que dispersou Israel vai reuni-lo
e guardá-lo como um pastor ao seu rebanho.

A virgem dançará alegremente,
exultarão os jovens e os velhos.
Converterei o seu luto em alegria
e a sua dor será mudada em consolação e júbilo
Jer 31,10-13

Assim o quero esperar, meu Senhor e meu Deus…

Sem comentários: